Fale conosco: (61) 3041-4198

Educação Infatil

Esportes

Educação Infantil

A educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. A educação infantil pode ser oferecida para as crianças de 0 a 5 anos. Porém ela não é obrigatória. Diferente dos demais níveis da educação, ela não tem currículo formal, já que seu papel principal é o CUIDAR da criança em espaço formal, contemplando a alimentação, a limpeza e o lazer (brincar). O ensino deve respeitar o caráter lúdico das atividades, com ênfase no desenvolvimento integral da criança. Não cabe à educação infantil alfabetizar a criança, já que nessa fase ela não tem maturidade neural para isso, salvo os casos em que a alfabetização é espontânea. As primeiras lições de Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática visam desenvolver algumas capacidades, além de ampliar relações sociais com outras crianças e adultos, conhecer seu próprio corpo, brincar e se expressar das mais variadas formas,com diferentes linguagens para se comunicar, entre outros. A ênfase da educação infantil é ESTIMULAR a criança, sendo imprescindível que a ela esteja feliz no espaço escolar.

colégio Maanaim Brasília

O ensino fundamental é um dos níveis da educação básica no Brasil, que atende crianças a partir dos 6 anos de idade. O objetivo do ensino fundamental é a formação básica do cidadão. Para isso, é necessário oferecer ao aluno meios para o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo, a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade, caminhos que levem a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores, além do fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social. Desde 2006, a duração do Ensino Fundamental, que até então era de 8 anos, passou a ser de 9 anos, dividido em anos iniciais e anos finais. Os anos iniciais compreende do 1º ao 5º ano, onde a criança ingressa no 1º ano aos 6 anos de idade, e passa a receber a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática, bem como desenvolve orientação para o trabalho, iniciação ao desporto educacional e apoio às práticas desportivas.

Esportes

O esporte, enquanto atividade física organizada, é importante não apenas para o desenvolvimento físico e motor, mas também para o desenvolvimento social das crianças. Quando analisamos o esporte em suas especificidades, podemos perceber porque ele é tão importante no desenvolvimento infantil. Na infância a sua pratica ajuda no desenvolvimento físico e motor. As regras estabelecidas incentivam as crianças compreender formas de relacionarem-se uns com os outros, trocando experiências, competindo e ajudando uns aos outros. A prática esportiva infantil é capaz de prevenir muitos adoecimentos futuros, como o estresse, problemas respiratórios, cardíacos, de coluna e outros. Isso porque, a partir da prática esportiva, as crianças desenvolvem força óssea e muscular, além de melhorarem o desenvolvimento físico. Outro aspecto relevante é o desenvolvimento da coordenação motora, sendo cotado, inclusive, como agente melhorador na escrita, uma vez que permite relações mais eficientes com os objetos e limites materiais, ex. o lápis e a folha de papel. O apoio da família é imprescindível para que a criança valorize a pratica esportiva,sem esquecer, que não há benefícios nas cobranças exageradas dos pais em relação ao rendimento do filho.

Quem Somos

O nome "Maanaim" foi inspirado na Bíblia Sagrada, a qual, traduz a expressão como: ” Lugar onde acampam os Anjos do Exército de Deus”. Assim, com imensa alegria em 13 de Março de 1999, o Colégio Maanaim Brasília foi inaugurado, tornando em realidade um sonho antes inimaginável, na Área Central 13 lote 13, SHRF/DF, com uma metodologia de ensino moderna, coerente com os desafios dos novos tempos.

Missão

Possibilitar que o aluno tenha domínio dos próprios instrumentos do conhecimento a fim de compreender melhor o ambiente sob os seus diversos aspectos, a ser autônomo na capacidade de discernir, a ter sentido crítico e curiosidade intelectual. Dessa forma, o aluno estará sempre aprendendo, dentro de um processo de construção do conhecimento que nunca se acaba, enriquecendo-se com as experiências cotidianas.

Valores

Ética, respeito, honestidade, responsabilidade, pontualidade, motivação na prática de educar, respeito ao próximo, solidariedade, cumprimento de deveres, justiça e afetividade. Valorização e respeito ao aluno de modo que este sinta-se acolhido, aceito na comunidade escolar e motivado a superar novos desafios.